quarta-feira, 3 de junho de 2020

Termos Racistas Que Muitos Não Conhecem


Durante séculos o Brasil foi um país colonizado, e teve os negros como mão de obra escrava, os que detinham o poder acreditavam que eram superiores a raça negra e com atos extremamente sórdidos causavam grande sofrimento ao nosso povo.

Ainda nos tempos de Brasil Imperial o Brasil já estava instaurado e atuava em diversas esferas sociais para prejudicar a população negra, excluindo dos mesmos a liberdade, educação, trabalho e moradia. A partir desse contexto social era construído o racismo estrutural que tem uma abrangência de grande peso na sociedade até os dias atuais.

Os negros foram marginalizados e mantidos como subalternos por diversas gerações, vistos como inferiores e atribuídos a sujeira, e tudo isso refletiu-se nas próximas gerações, não é por menos que as tarefas mais árduas, as piores remunerações e as formas mais cruéis de castigo ainda são reservadas aos pretos.

A sociedade brasileira foi criada para ser racista e muitas vezes nem percebemos ou percebemos e não rompemos esse ciclo vicioso. Da mesma maneira que o racismo estrutural foi construído, é possível fazer uma desconstrução a partir de questões simples do nosso cotidiano, como, por exemplo, termos racistas que reproduzimos sabendo ou até sem saber que eles foram criados a partir de uma perspectiva discriminatória.

Veja alguns exemplos abaixo :




Referências:

Disponível em <https://www.google.com/amp/s/www.geledes.org.br/entenda-o-que-e-racismo-estrutural/amp/> Último acesso em 03/06/2020.

Material de imagem por: @danilinho e @levikaiquef .

Nenhum comentário:

Postar um comentário