sexta-feira, 5 de junho de 2020

Quais são suas referências musicais?


Hip Hop 

O ano é 1970, e em uma das periferias da cidade de Nova York nasce uma expressão cultural que incluía o rap, djing, breakdance e o grafite. Tendo influencias de latino-americanos,jamaicanos e afro-americanos que se situavam ao sul do Bronx,tendo Afrika Bambaataa seu representante e fundador.

Passado algum tempo o movimento ganha nome, e fica conhecido como hip hop, devido a sua forma de manifestação, gradativamente elevava sua relevância e influencia no cenário social. Seu berço de surgimento era o Bronx, uma região pobre e repleta de negros, devido a esses fatores sociais e econômicos não havia espaço para que os jovens se expressassem e com isso começaram a ocupar e se organizar nas ruas, onde se expressavam de diversas formas.

Desde o principio, atuou como movimento de afirmação cultural entre os negros que vivenciavam diversos problemas sociais como o racismo,violência, miséria, problemas de educação entre outros.

Advindo da periferia nova iorquina o Hip Hop chega ao Brasil no final da década de 1980, via industria fonográfica dando maior enfoque ao rap, chegando primeiramente no estado de São Paulo. É um movimento com varias tendências internas, mas que pauta-se pela denúncia da exclusão social e pela discussão de questões relativas á história e á identificação dos negros.

Nas ruas de São Paulo, grupos de periferia começaram a promover encontros na galeria 24 de Maio e na estação de metrô São Bento para escultar as músicas vindas do Bronx, acompanhados de novos passos de dança.Os primeiros frequentadores do local foram os dançarinos de break, e um dos grandes percussores desse estilo ficou conhecido como Nelson Triunfo se tornando um dos principais dançarinos do Brasil.

Trazendo assuntos de extrema relevância presentes nas periferias e na realidade de jovens negros, alguns Rappers foram essências para que o movimento se estabelecesse e fortifica-se aqui, se expressando com versos e rimas criavam raps que causavam reflexões importantes aos ouvidos que ecoavam. Alguns ficaram bem conhecidos na cena do rap tais com Thaide, Racionais MC´s, Rappin Hood e Sabotage, Dj Hum além de rapper criava  um mix de beats  aumentando a musicalidade dos versos de rap e incrementando traços do som do Brasil.

Formado por quatro elementos - o rap (música), o break (dança) , o grafite (desenho) e o djing ( beats) - ao chegar no Brasil ele foi influenciado pela cultura local e adquiriu novos traços e novas formas de manifestaçãoDevido à influência cultural brasileira no movimento, só o Hip Hop brasileiro tem rap com um pouco de samba, break parecido com capoeira e grafites de cores nitidamente mais vivas e os beats produzidos pelos Djs com uma musicalidade bem eclética e misturada assim como a cultura brasileira.

É necessário salientar que, apesar do rap ser mais difundido no Brasil, ele é apenas uma das vertentes do movimento hip hop, que ao todo conta com quatro vertentes como já mencionado acima, todas elas possuem uma grande importância para a comunidade negra, pois  possibilita transmitir nossos manifestos por diversas formas de expressão, seja pela eloquência de um verso, a musicalidade de um beat, o gingado de um corpo ao dançar break e aos desenhos representados por grafiteiros, todo esse conjunto compõe o movimento Hip hop que por sua vez contribuiu muita para cultura negra.

Essa mistura com elementos brasileiros é motivo de orgulho para o Hip Hop brasileiro, que tende a uma valorização crescente dos elementos nacionais em um movimento importado dos EUA.


Referencias :

Disponível em <http://www.comciencia.br/dossies-1-72/reportagens/negros/09.shtml> Último acesso em 05/06/2020.

´
Imagem disponível em <https://pedefigo.com/o-hip-hop-no-brasil/> Último acesso 
05/06/2020.

Disponível em <https://www.redbull.com/br-pt/music/O-surgimento-da-cultura-hip-hop-no-Brasil> Último acesso em 05/06/2020.

Nenhum comentário:

Postar um comentário