Esse blog é vinculado ao Projeto de Extensão ''Encontros Temáticos da Comunidade Negra de Juiz de Fora'', sendo gerido pelos bolsistas do projeto.
quinta-feira, 21 de maio de 2020
Candomblé e o Filme ''Mães do Pina''
O filme ''Mães do Pina'', retrata cinco mães de santo que constroem a identidade cultural e religiosa da Comunidade do Bode, bairro do Pina, Recife, Pernambuco. Essas mulheres abrem suas casas, vidas para nos mostrar e falar sobre sua fé, terreiros, cerimônias, as relações sociais que permeiam essa comunidade. Provocando a reflexão de como o Candomblé é um espaço de resistência, de preservação da história da população negra nesse país, de ancestralidade e uma cultura que desencadeia uma transformação pessoal e social ali onde aquele terreiro esta inserido e construído. E para além disso, percebe-se que a questão da territorialidade transcende o espaço físico do terreiro ou ilê, o assentamento do axé conecta espaço e tempo (ancestral), físico e simbólico.
É possível identificar neste filme de que maneira essas mães de santo, a partir de uma reconstrução de suas trajetórias pessoais, que é possível transmitir seus ensinamentos para as próximas gerações a partir de uma afetividade maternal e de preservação da memória e da história do Candomblé, os trabalhos sociais realizados e os maracatus.
Discutir Candomblé é uma necessidade pública, sendo que transpassa diversos pontos do cotidiano da nossa sociedade, incluindo a intolerância religiosa praticada contra religiões de matrizes africanas, uma pauta ainda muito urgente diante do aumento de 56% de denuncias de intolerância religiosa no Brasil 2019, segundo o site de notícias, Brasil de Fato (BdF).
Referências:
JÚNIOR, Ronaldo. O TERREIRO E A CIDADE: ancestralidade e territorialidade nas políticas de ação afirmativa. Revista do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFPE. Est. Soc (online). 2014, vol. 2, n.20. Acesso em 21/05/2020.
SOUZA, Marina. Denuncias de intolerância religiosa aumentaram 56% no Brasil em 2019. Jornal Online Brasil de Fato. Disponível em: <https://www.brasildefato.com.br/2020/01/21/denuncias-de-intolerancia-religiosa-aumentaram-56-no-brasil-em-2019/>. São Paulo. 2020. Acesso em 21/05/2020.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário