Fonte: Armazen do Vinil |
BLUES
Robert
Johnson, Ella Fitzgerald, B.B King, Billie Holiday, Louis Amrstrong, Etta
James, John Lee Hooker, estes são apenas alguns nomes que se tornaram
referência no mundo do blues. Você já ouviu ou procurou saber mais sobre estas
pessoas? Aliás, uma pergunta mais intrigante, quais são suas referências
musicais?
O blues surge
num contexto da necessidade de uma nova expressão da cultura musical da
população negra, população está escravizada nos campos de algodão no sul dos
Estados Unidos, mais especificamente nas fazendas que se localizam à margem do
rio Mississipi por volta de 1870. O blues representa na sua essência uma
expressão que grita e navega entre uma maneira de expressar e ao mesmo amenizar
o sofrimento dessas pessoas tragas da forma mais violenta da África para a
América. Um estilo musical que carrega a valorização das origens étnicas do
povo negro americano.
O blues foi
uma das principais fontes de todos os gêneros musicais americanos: jazz, soul,
disco, rock'n roll, uma boa parte da música pop, da corrente folk urbana nos
anos 60 e mesmo, de modo significativo, da música country em todas suas
derivações.
Gravada pela
sua principal intérprete Billie Rolidey, a canção Strange Fruit escancara a
situação brutal do racismo e seu gosto amargo existente nos EUA. A cantora
construiu uma estranha reputação ao longo do tempo, desde que foi gravada pela
cantora em 1939. Foi admirada e odiada na mesma proporção, em virtude dos
efeitos devastadores que provocava pela voz de Billie.
Strange Fruit
Southern trees bear strange fruit,
(Árvores do
sul produzem uma fruta estranha,)
Blood on the leaves and blood at the root,
(Sangue nas
folhas e sangue nas raízes,)
Black bodies swinging in the southern breeze,
(Corpos negros
balançando na brisa do sul,)
Strange fruit hanging from the poplar trees.
(Frutas estranhas
penduradas nos álamos.)
Pastoral scene of the gallant south,
(Cena
pastoril do valente sul,)
The bulging eyes and the twisted mouth,
(Os olhos
inchados e a boca torcida,)
Scent of magnolias, sweet and fresh,
(Perfume de
magnólias, doce e fresca,)
Then the sudden smell of burning flesh.
(Então o
repentino cheiro de carne queimando.)
Here is fruit for the crows to pluck,
(Aqui está a
fruta para os corvos arrancarem,)
For the rain to gather, for the wind to suck,
(Para a chuva
recolher, para o vento sugar,)
For the sun to rot, for the trees to drop,
(Para o sol
apodrecer, para as árvores derrubarem,)
Here is a strange and bitter crop.
(Aqui está a
estranha e amarga colheita.)
Referencias :
ALVES,
Amanda. Do Blues ao movimento pelos direitos civis: o surgimento da ‘’black
music’' nos Estados Unidos. Revista de História, 3, 1 (2011), p. 50-70. Acesso
em: 10/06/2020.
Geledés Instituto da Mulher Negra. Disponível em: <https://www.geledes.org.br/a-historia-de-uma-cancao-impiedosa-sobre-o-racismo-nos-eua-strange-fruit/> Acesso em: 10/06/2020.
Letra Disponível em: <https://www.letras.mus.br/billieholiday/177349/traducao.html> Acesso em: 10/06/2020.
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